A Primeira Mulher a Ser Tatuada nos Estados Unidos

A primeira mulher a ser tatuada nos Estados Unidos

Olive Oatman é a primeira mulher a ser tatuada nos Estados Unidos, nasceu em 1873, seus pais tiveram sete filhos ao todo. Sua história de vida é muito conhecida nos EUA.

Em 1850, a família Oatman se juntou a uma viagem conduzida por James C. Brewster, um membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos do Últimos Dias (Mórmons). Devido a um desentendimento entre os membros da igreja houve uma separação e alguns seguidores continuaram a viagem com Royce Oatman (pai de Olive).

Ao passarem pelo Arizona foram atacados por índios (Yavapai) da região e todos foram mortos exceto Lorenzo de 15 anos(irmão de Olive e Mary Ann), Olive de 14 anos, e Mary Ann de 7 anos.

Quando acordou Lorenzo viu toda sua família morta mas não havia localizado suas irmãs. Os índios haviam levado Olive e Mary, a mantiveram sob um tratamento muito ameaçador no inicio e depois foram usadas como escravas fazendo tarefas domésticas pesadas e frequentemente eram espancadas.

Elas permaneceram cerca de um ano com essa tribo, foi então que índios da tribo Mohave visitaram a aldeia e fizeram uma comercialização de cobertores e cavalos em troca das meninas.

Chegando na aldeia as meninas foram muito bem acolhidas por uma das famílias de chefes da aldeia. Foi nessa tribo em que elas receberam as tatuagens no queixo e braços. Era parte da crença Mohave que qualquer homem ou mulher que não tivessem uma tatuagem no rosto seria impedido de entrar na terra dos mortos. Por causa dessa crença muitos idosos que não tinham sido tatuados em sua juventude foram tatuados em seu leito de morte.

primeira mulher a ser tatuada

Mary Ann morreu de fome aos 10 anos de idade após a tribo passar por um período de seca muito longo, faltando alimentos. Olive se reencontrou com seu irmão Lorenzo aos 19 anos, quando um mensageiro de Forte Yuma chegou a aldeia com a mensagem de autoridades da cidade, que havia rumores que os índios mantinham uma garota branca em cativeiro e que a libertassem em troca receberiam cavalos, comida e cobertores. No inicio a tribo se recusou a libera-la mas após algumas negociações ela voltou para a cidade.

primeira mulher a ser tatuada

Olive Oatman e seu irmão Lorenzo.

 

Uma amiga de infância de Olive, Susan Thompson, com quem se reencontrou, contou que ela acreditava que Olive voltou de “luto”da aldeia, porque ela havia sido casada com um Mohave e dado à luz a dois meninos. Ela foi questionada se fora casada com algum membro da tribo pois a cor de sua tatuagem era azul, cor que demonstrava quando a mulher era casada, mas ela sempre negou ter se casado ou ter sofrido algum abuso sexual. Anos mais tarde após concluir sua faculdade ela se casou e foi morar no Texas. Faleceu aos 65 anos de um ataque cardíaco.

A história de Olive virou uma série de livros, peças de teatro e sua história serviu de inspiração para a personagem Eva do seriado Hell on Wheels interpretada pela atriz Robin Mcleavy.

primeira mulher a ser tatuada

A atriz Robin Mcleavy no papel de Eva.

 

Uma cidade no estado do Arizona foi batizada em homenagem a Olive, a cidade de Batman hoje se tornou uma cidade fantasma mas há foi conhecida por suas casas de jogos e até hoje é muito visitada por turistas da região.

cidade Olive Oatman

Veja mais algumas foto de Olive Oatman.

Olive Oatman a primeira mulher branca a ser tatuada

primeira mulher a ser tatuada

Foto Reprodução: Internet

Gostou?

Então não esqueça de curtir e compartilhar com a galera!!!