Cuidados Antes e Depois de Fazer uma Tatuagem

Cuidados antes e depois de fazer uma tatuagem

Hoje o Tattoo Blog vai mostrar os cuidados antes e depois de fazer uma tatuagem, seja a sua primeira tatuagem ou não, mas é claro que com o tempo você vai adquirindo algumas experiências e vai ficando mais fácil de cuidar.

Antes

Alguns cuidados precisam ser tomados antes de se fazer uma tatuagem. Primeiramente deve-se fazer uma pesquisa e visitar os possíveis estúdios de tatuagens a serem escolhidos, procurando saber se eles são certificados pela Anvisa e se seguem todas as normas de segurança determinadas pelo órgão, como ter um ambiente esterilizado e o uso de materiais descartáveis utilizados para a realização da tatuagem. Você pode verificar a certificação do estúdio através do site da própria Anvisa.

Faça pesquisa de preço em diferentes estúdios

Também é importante fazer uma pesquisa de preço, consultando diferentes estúdios e evitar fazer sua nova tatuagem em um determinado estúdio porque lá é mais barato, lembrando que a tatuagem é algo permanente e que muitas vezes o barato pode sair caro.

Depois

Vários cuidados devem ser tomados após fazer uma tatuagem, é muito importante seguir as recomendações e orientações passadas pelo tatuador, pois são através desses cuidados é que determinará uma boa cicatrização e consequentemente um ótimo resultado final da sua nova tatuagem. Em casos de alergias ou até mesmo infecções procure um médico o quanto antes para indicar tratamentos e receitar remédios.

Filme plástico

Esse é um verdadeiro dilema no mundo da tatuagem. Muitos tatuadores recomendam o uso do filme plástico para cobrir o local da tatuagem recém-feita por pelo menos três dias. No entanto, nem todos os tatuadores compartilham da mesma opinião, alguns alegam que a pele recoberta com o plástico retém a umidade e aumenta a temperatura da pele, formando um ambiente propício para proliferação de bactérias. Alguns recomendam manter por no mínimo cinco horas, tempo suficiente para cicatrização inicial, e depois retirar só recolocando à noite para não grudar no lençol, no primeiro ao terceiro dia. O plástico também é indicado para sua tatuagem não ter contato com tecidos das roupas e lençóis já que durante o processo de cicatrização vazam líquidos e consequentemente a aderência a tecidos pode remover a camada superficial onde está a tinta causando falhas em alguns pontos da tatuagem.

Lavagem

Deve-se lavar a região com sabonete neutro durante o banho, após algumas horas, para manter o local limpo, já que a pomada também sairá na lavagem. Além disso, os resíduos podem criar uma superfície de risco por falta de assepsia.

Água

A maioria dos tatuadores recomenda lavar a tatuagem com água morna e sabonete líquido neutro. Evite deixar a tatuagem diretamente sob o fluxo da água. A pele muito seca pode perder mais células ou demorar mais para cicatrizar. Por outro lado, o excesso de água também prejudica, ao amolecer a casquinha. Por isso durante o período de cicatrização não se deve ir a praia, banhos de piscina, saunas e evitar banhos muito longos. Evite expor a tatuagem ao sol e não esfregar com buchas ou esponjas abrasivas.

Pomada

Depois que a tatuagem ficar completamente seca a pele irá começar a repuxar um pouco devido ao ressecamento você poderá passar uma camada de pomada cicatrizante que ajudará no processo de cicatrização e aliviará o ressecamento e descamação da pele.
Cada tatuador poderá indicar uma marca de pomada e isso vai da preferência de cada um.
Não use produtos a base de petróleo como vaselina por exemplo, são produtos muito pesados e podem causar entupimento nos poros, fazer com que a tinta acabe vazando e fique desbotada antes de cicatrizar.

Crosta

Não se deve puxar a crosta/casquinha da tatuagem. Para algumas pessoas, uma tarefa fácil. Para outras, nem tanto: é um ritual viciante e somado à curiosidade, puxar as crostas para que “cicatrize logo” pode abrir buracos nos desenhos, mesmo quando a crosta parece fina e superficial. Além disso, uma coceira frequente devido à retração da pele provoca o desejo de se encravar as unhas no local. JAMAIS arranque a crosta.

Alimentação

Está aí outra orientação que alguns tatuadores recomendam, evite alimentos gordurosos, carne de porco, furtos do mar, chocolates, pimentas ou os que possam causar alergia no período de cicatrização
Deve-se tomar cuidado com a ingestão de alimentos que possam causar alergia no período de cicatrização do trabalho, pois em algumas pessoas a pele pode adquirir um comportamento reativo e comprometer o resultado da tatuagem.

Outras dicas:

  • Durante a cicatrização evite usar roupas muito apertadas ou mais felpudas pois os pelinhos podem ficar presos entre as casquinhas e causar infecções.
  • Não depile a área tatuada até que ela esteja completamente cicatrizada, tenha cuidado ao depilar a região em volta da tatuagem para que o produto usado não entre em contato com a tatuagem.
  • Ao trocar o filme plástico,lavar a tatuagem ou ao passar a pomada lave sempre bem as mãos.
  • Após a cicatrização use sempre um bom protetor solar com fator de proteção mínimo de 30 em sua tatuagem, assim você evitará que ela desbote rapidamente e evita um retoque a curto prazo.

Gostou?

Então não esqueça de curtir e compartilhar com a galera!!!