Grávidas podem fazer tatuagem?

Se você ama tatuagem, está grávida e vem pensando em fazer uma tattoo durante a gravidez esse post vai esclarecer algumas dúvidas.

Quem tem tatuagem sabe que depois que fazemos a primeira é difícil não ir pra segunda, terceira e por aí vai. E se você vai ser mamãe em breve, pode estar pensando em fazer uma nova tatuagem no período da gestação até mesmo para marcar essa nova fase da sua vida.

grávidas podem fazer tatuagem

Mas muitos médicos desaconselham grávidas ou se já estiver amamentando a fazer uma tatuagem.

E aí vão alguns dos motivos para NÃO fazer uma tatuagem durante a gravidez/amamentação segundo médicos:

  • A tinta pode causar alguma reação alérgica na gestante.

 

  • O sistema imunológico devido a gestação sofre algumas variações e por isso existe um risco maior de infecções no local da tatuagem.

 

  • Se a assepsia dos materiais não forem segura existe o risco de contrair doenças como hepatite A e B, HIV e essas doenças podem ser transmitidas para o bebê.

 

  • Se você estiver interessada em uma alternativa temporária como a henna, fique ciente de que existem diferentes tipos de henna. As cores naturais de henna são laranja,vermelho, marrom e algumas variações de tons dentro dessa gama de cores. A henna na cor preta não é pura/natural ou seja ela contém algumas misturas químicas para atingir esse tom e por isso é totalmente desaconselhável que gestantes façam esse tipo de tatuagem devido ao alto risco de alergias causadas pelo produto.

 

  • Há pouca informação disponível sobre a segurança das tintas utilizadas na tatuagem durante a gravidez. É possível que os produtos químicos da tinta afetem o desenvolvimento da criança durante as primeiras 12 semanas. No entanto, os riscos são desconhecidos, assim como quaisquer efeitos sobre o bebê durante o restante da gravidez.

grávidas podem fazer tatuagem

Mas algumas pesquisas apontam que não existem riscos ao fazer uma tatuagem durante a gravidez. A professora Myrna L. da Texas Tech University diz que atualmente não há qualquer informação ou pesquisa que mostre que a tatuagem interfira na gravidez, porém ainda há poucas pesquisas que possam apoiar um ou outro lado.

Então se você está pensando em fazer uma tatuagem agora durante a gravidez ou até mesmo quando estiver amamentando siga sempre os conselhos do seu médico ele sempre saberá o que vai ser melhor tanto para você quanto para o seu baby.

Fotos: Internet

Gostou?

Curta e compartilhe com a galera!!!