Tatuagem adesiva que monitora diabetes

Quem tem diabetes sabe o quão desconfortáveis são as picadas para verificar o nível de glicose. Mas em um futuro próximo essas desagradáveis picadas irão acabar.

Nanoengenheiros da Universidade da Califórnia em San Diego, desenvolveram uma tatuagem adesiva que em contato com a pele é capaz de medir o nível de glicose através de eletrodos que são acoplados ao adesivo.

ucsd-glucose-monitor-964x644

No eletrodo sai uma corrente elétrica muito suave e passa diretamente para o sangue, sensores no adesivo detectam os níveis de glicose no sangue. Técnicamente explicando, o sensor detecta a glicose através de uma enzima que quebra o açúcar e o transforma em peróxido de oxigênio e hidrogênio, a quantidade de peróxido de hidrogênio indicará os níveis glicemia no sangue.

Esta tatuagem temporária poderá ser usada para monitorar continuamente os níveis de glicose de um grande número da população, ajudando os pesquisadores a saber mais sobre as causas e prevenção potencial de diabetes.

Esse adesivo está em fase de teste ainda, pois os pesquisadores estão trabalhando um maneira de fazer a tatuagem durar por mais tempo e mantendo assim os custos baixos.

 

Foto Reprodução: Internet