Tatuagem temporária que funciona como teste de alergia

A ideia é alertar para uma das alergias mais comuns no mundo, mas que muita gente não sabe que tem.

Imagine a cena: você está passando as férias no Japão e resolve experimentar o sobá – uma sopa de macarrão à base de trigo sarraceno super tradicional no país. Com o estômago roncando, você manda um monte de massa para dentro? Mas sua garganta começa a inchar, você fica sem ar e, em poucos minutos, precisa ir correndo para o hospital. Sayonara, férias: você tem alergia ao tal do sobá e nem sabia.

Essa, na verdade, é uma cena bastante frequente entre turistas no Japão. É que a alergia ao trigo sarraceno é uma sensibilidade relativamente comum, atingindo cerca de 0,03% da população mundial. O problema é que, como esse grão não é tão comum no resto do mundo, ninguém faz ideia se é ou não alérgico – e a maioria das pessoas acaba descobrindo da pior maneira: tendo um choque anafilático surpresa.

Para proteger os turistas, a prefeitura da cidade de Sapporo, junto com a agência de publicidade WTJ, criou um jeito incrível e simples de detectar a alergia: tatuagens temporárias. São seis desenhos tradicionais japoneses em preto e branco, cada um deles com algum pedaço transparente – uma montanha, uma escama de peixe, uma onda. Para aplicá-las, a pessoa usa, em vez de água, caldo de sobá – e aí, a pele de quem tem alergia fica um pouco irritada, fazendo com que a parte transparente do desenho fique vermelhinha, como nas imagens a seguir.

tatuagem_alergia_2

A prefeitura de Sapporo teve essa iniciativa porque, entre as atrações da cidade, estão alguns dos restaurantes de sobá mais conhecidos do país, como o Koyo-tei. Para evitar ataques alérgicos, foram distribuídas 200 tatuagens aos turistas da cidade, e funcionou: não foram registrados casos de ninguém que passou mal com os sobás. A ideia, agora, é continuar distribuindo as tatuagens pelo Japão inteiro.

Via: Super Interessante