Conheça o Tebori – Técnica de tatuagem Japonesa

O Japão é um país com muitas tradições e não poderia ser diferente com tatuagem.

Há 10.000A.C a tatuagem aparece na história japonesa e em cada época com um significado. O estilo de tatuagem japonês se chama Irezumi que resumidamente, quer dizer “inserir tinta”.

O que é…

Tebori é o método japonês mais tradicional, que significa “tatuagem à mão” é uma arte, passada de mestre para aprendiz, demora em média 5 anos para ser treinado, aprendendo da criação de tintas até aplicação.

A técnica…

A técnica é manual, exige muita habilidade e paciência, ao invés da máquina convencional a tatuagem é desenhada com hastes de bambú, madeira ou marfim. O número de agulhas é definido pelo artista. Pontas de perfurar com 2 até 7 agulhas são usadas para fazer o sujubori (contorno ou linhas finas), para o bokashibori (sombreamento / preenchimento) é usado de 10 até 30 agulhas em fileiras sobrepostas.

Muitos artistas preferem usar materiais descartáveis já que, nos dias de hoje, é muito mais rápido, fácil e higiênico. As hastes passaram a ser de titânio ou aço cirúrgico, permitindo usar auto-clave para esterilização.

A tinta…

Nos tempos antigos, as tintas eram originadas de plantas e pedras. A tinta preta era extraída de uma pedra japonesa chamada sumi-ê, que, depois de moída em pó e misturada à água tornava-se utilizável para a aplicação. Tinta usada para pintar quadros da mesma época.

Assim como a haste, as tintas também foram substituídas pelas industrializadas pela facilidade e segurança. Também pela variedade de cores, que veio com a evolução da tatuagem, trazendo trabalhos incríveis, que, independente da técnica utilizada, traz resultados excelentes.

A dor…

O Tebori é um método muito demorado pelo fato de ser doloroso, visto no oriente como símbolo de coragem. A atriz Angelina Jolie gosta da técnica e tem várias tattos feita no Tebori.

Veja algumas tatuagens feitas com a técnica Tebori

Tebori

Tebori

Tebori

Tebori

Tebori

Angelina-tebori

Fotos: Reprodução/Internet