Thomas Edison – O inventor da máquina de tatuar

A máquina de tatuar é um dos objetos mais importantes na arte de tatuar. Nos primórdios os maoris, japoneses, índios, esquimós já faziam tatuagens. Estes povos utilizavam diferentes técnicas e materiais para fazer as tatuagens como ossos, pedras, varas de madeira, dentes de animais… É claro que por utilizarem esse tipo de material o risco de infecções era grande já que os objetos não eram esterilizados e a higiene não era algo comum nesses tempos.

Traditional-Maori-Moko

Os resultados eram incríveis com artes complexas, porém era algo extremamente doloroso e demorado de se fazer. Até hoje alguns povos e tatuadores de todo o mundo utilizam algumas dessas técnicas antigas de tatuagem. A evolução da tatuagem aconteceu depois da criação da máquina elétrica.

A máquina elétrica foi criada por Thomas Edison em 1876 e inicialmente era para essa invenção ser uma caneta elétrica que copiava documentos através da perfuração do papel. O invento não teve sucesso comercial.

Em 1880 Samuel F. O’Reilly morava em Nova York conheceu a invenção de Thomas e viu o grande potencial na máquina recém inventada. Com a demanda por tatuagens mais complexas e precisando de um método que fosse mais rápido ele resolveu fazer algumas alterações na máquina. Ele acrescentou múltiplas agulhas, um reservatório de tinta e alterou o sistema de tubos, isso permitia que a máquina oscilasse e as agulhas também. Essa máquina foi patenteada  nos Estados Unidos no dia 8 de dezembro de 1891. Com o passar dos anos e com a ajuda de outros tatuadores as máquinas de tatuagens foram evoluindo tecnologicamente até chegar nos modelos atuais de hoje.

inventor da máquina de tatuar

As máquinas hoje são encontradas em diversos tipos de materiais e com vários designs variados. Porém o funcionamento da máquina basicamente se mantém o mesmo desde seu primeiro modelo.

inventor da máquina de tatuar

inventor da máquina de tatuar

inventor da máquina de tatuar

inventor da máquina de tatuar

Gostou?

Então dá um curtir e compartilha com a galera!!!